Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
10/06/2014

Famílias de Minador do Negrão participam do GAPA

Agricultores são incentivados a práticas agroecológicas

Durante os dias 10, 11 e 12 de junho, cerca de 20 famílias de Minador do Negrão, no sertão de Alagoas, participaram da capacitação sobre Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa). Ao todo, 50 famílias do município estão sendo beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que construirá cisternas calçadão e enxurrada. O Instituto TerraViva coordena as atividades em parceria com a Articulação Semiárido (ASA) e Fundação Banco do Brasil (FBB).

No evento, os participantes aprenderam sobre os cuidados com a água e com as cisternas; como aumentar sua produção; formam grupos de interesse;  recebem incentivos para práticas agroecológicas; entre outros temas. 

A agricultora Maria de Lourdes Gabriel foi contemplada com a cisterna calçadão e comemora o fim dos dias sem água. “A minha valência e a valência de todo mundo foi a cisterna, porque senão todo mundo teria morrido de sede. Eu já estava para ir embora para São Paulo. Ainda bem que tudo está mudando”.

Agroecologia

Uma aula de campo também foi realizada na propriedade do agricultor José Paulo de Lima Filho, que pratica agroecologia. Mesmo em uma pequena área, o plantio é variado e sem a utilização de agrotóxicos. “Observem a importância da diversidade: se der alguma praga, ele não perderá tudo”, explicou ao grupo Wagner Santos, capacitador do Gapa.

José Paulo ficou feliz em saber que praticava agroecologia. “Eu não sei ler, escrever e nem participei de cursos. Aprendi quando fui cuidar de um sítio em Mato Grosso, vi e achei bonito, aí comecei a ver o quanto era bom. Também não uso veneno porque sei que faz mal. Eu rego com urina de vaca, cinzas e coisas da natureza mesmo. Se eu colocar veneno, eu e minha família vamos comer veneno”, explica.

 

Nos dias 18, 19 e 20  e 25, 26 e 27 de junho o Gapa será realizado em Major Izidoro.  

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640