Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Segunda-feira, 15 de outubro de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
21/09/2018

Ser-tão Mulher

Empoderamento da mulher rural no Canal do Sertão

Ser-tão Mulher é o mais novo projeto que o Instituto Terraviva está realizando. Com enfoque na produção agropecuária orgânica para geração de renda das famílias ribeirinhas ao Canal do Sertão de Alagoas, o projeto utilizará irrigação e energia solar, em Sistemas Agroflorestais (SAFs), protagonizados por mulheres rurais.

Serão beneficiadas 290 famílias, durante dois anos, nos municípios de Inhapi, Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia. As principais ações do projeto estão concentradas em quatro grandes eixos:

1 - Sistemas Agroflorestais (SAFs) - Agricultoras serão selecionadas e capacitadas, através de cursos e oficinas, sobre Sistemas Agroflorestais para, posteriormente, instalar arranjos agroflorestais em 9 unidades de produção familiar.

2 - Energia solar e irrigação localizada - As beneficiárias serão capacitadas, por meio de cursos sobre instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos e de irrigação, em sistemas de energia solar e irrigação para os SAFs instalados em suas propriedades.

3 - Empoderamento feminino - Será desenvolvido e executado um programa de empoderamento feminino, através de oficinas, contribuindo para o fortalecimento e protagonismo das mulheres do campo.

4 - Combate ao Aedes aegypti - Uma campanha educativa uma campanha educativa em torno do combate do Aedes aegypti, como uma atividade complementar ao Projeto, voltada para crianças, será realizada nos municípios beneficiários.

O ITviva está executando este projeto pois acredita ser necessário desenvolver mecanismos e instrumentos que possibilitem uma maior divulgação de formas sustentáveis de produzir alimentos e outros produtos agrícolas, com foco na sensibilização da antiga geração e conquista da juventude rural, desde a infância, e no gênero, reforçando o papel da mulher dentro dos sistemas produtivos rurais.

O Canal do Sertão é um aliado da população do Sertão de Alagoas na busca de tentar diminuir os efeitos da semiaridez da região que apresenta baixos níveis de desenvolvimento humano, possibilitando a promoção de melhores condições de desenvolvimento. Desta forma, nos municípios beneficiados por essa proposta, grupos de agricultoras e agricultores familiares que margeiam o Canal do Sertão, serão beneficiados com serviços de assessoramento técnico e social para o desenvolvimento de atividades agrícolas, seguindo os preceitos da sustentabilidade.

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640