Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Domingo, 24 de junho de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
08/06/2018

Benefícios dos SAFs

Capacitação aconteceu em Lagoa da Canoa com moradores do município

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) podem apresentar bons resultados a curto prazo, representando um modelo viável para a agricultura familiar brasileira. No agreste alagoano, os monocultivos do fumo e da mandioca apresentam, a cada ano, mais desgaste, tanto para as famílias, como para o solo e para a natureza.

Instrutor@s do Instituto Terraviva trabalham o Sisma (Capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para a Produção – do Programa Água para Todos) com foco no planejamento e implantação de SAFs. Através de metodologias participativas, o grupo conclui o treinamento entregando o que chamamos de um “Início para um SAF”. Consiste em definir uma área, planejar e executar o desenho (plantar).

Inicialmente, é necessária uma conversa sobre o mercado, aptidão com a cultura, qualidade do solo e a produtividade potencial da área. Na execução, são observados os seguintes aspectos: interpretação da análise do solo e correção, nível do terreno, espaçamento, berço, sucessão vegetal, fontes de biomassa, adubação orgânica, controle natural de pragas e cobertura do solo.

Os temas são discutidos à medida que o Sistema é implantado. Nos dias 30 e 31 de maio de 2018, e 01 de junho, na comunidade Funil, município de Lagoa da Canoa-Al, foi iniciado mais uma intervenção produtiva baseada em princípios agroecológicos. O Seu José de Farias, beneficiário da cisterna calçadão de 52mil litros, dedicou uma área de 300m² da sua propriedade para a capacitação. Nesta área foram plantadas fruteiras (goiabeiras, mamoeiros, maracujazeiros, laranjeiras, limoeiros, pinheiras e gravioleiras), árvores forrageiras e hortaliças. Os resultados serão acompanhados pelo Instituto Terraviva.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640