Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 17 de agosto de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
16/05/2018

Quintais Agroflorestais – Projeto Raízes do Saber


Os quintais agroflorestais, mais um dos objetivos do Projeto Raízes do Saber voltado para os idosos da zona rural, apresentam vários benefícios: produção de alimentos; conforto e comodidade para aqueles que possuem restrições e limitações; melhoria do clima da moradia; e ainda pode ser transformado em uma área de lazer.

Neste projeto incentivamos a produção livre de agrotóxicos ou adubos químicos, seguindo os princípios e práticas agroecológicas, garantido a pessoa idosa e seu familiares o consumo de alimentos seguros. Além da produção de consumo familiar, o quintal pode ser uma fonte complementar da renda através da venda do excedente produzido.

A primeira fase do projeto se deu com a realização de um diagnóstico de cada uma das unidades beneficiárias. Em seguida, de acordo com os anseios da família, foi elaborado um arranjo do quintal, identificando plantas ou cultivos existentes no local e quais seriam inseridos, incluindo ou não, a criação de animais.

As atividades planejadas para implementação dos arranjos agroflorestais propostos estão sendo desenvolvidas continuamente: poda, adubação, correção do solo, cordões em contorno, plantio de espécies vegetais escolhidas pelos beneficiários e demais práticas necessárias para melhorar a produção do quintal. Além destas atividades, os quintais agroflorestais estão recebendo há alguns dias, uma grande benção vinda do céu, a chuva, que permite que a vida brote do chão e alegra a todos.

 

Por Camilla Bibiano (Estagiária)

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640