Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Domingo, 20 de maio de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
30/04/2018

Canteiros elevados: produção de alimentos e inserção da pessoa idosa do campo

Ação faz parte do Projeto Raízes do Saber

O canteiro elevado é um dos objetivos do Projeto Raízes do Saber e é voltado para a pessoa idosa rural que apresenta restrições de mobilidade ou mesmo para os que não apresentam limitações físicas, mas, devido ao avançar da idade, devem evitar determinadas atividades que exijam muito esforço físico. 

A finalidade do canteiro elevado é de proporcionar ao idoso a participação produtiva na área rural, estimulando não só a produção de hortaliças, como também de ervas medicinais comuns na região. Os alimentos produzidos nos canteiros elevados são livres de agrotóxicos e atendem ao idoso e sua família, contribuindo para a promoção da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.

Diversos materiais podem ser usados na construção dos canteiros elevados e para dar sustentabilidade ao projeto, preconiza-se a utilização de materiais de reuso, assim qualquer pessoa pode fazer seu próprio canteiro elevado e se beneficiar dele.

A realização desta atividade nas comunidades rurais está trazendo vários benefícios para a pessoa idosa: resgate de funções dentro de casa; troca experiências; aprendizagem; e a partilha de alimentos produzidos nos canteiros entre amigos e vizinhos fortalece a convivência entre eles e seus familiares.

A pessoa idosa do campo tem sido valorizada através deste projeto e as atividades realizadas têm promovido bem estar físico, mental e social, beneficiando muitas pessoas.

 

Por Camilla Bibiano (Estagiária)

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640