Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sábado, 22 de setembro de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
07/02/2018

Círculo da Bananeira

Tecnologia social vem sendo desenvolvida através do Projeto Raízes do Saber

O círculo de bananeira, ou círculo vivo, é uma tecnologia social de reúso das águas servidas e vem sendo adotada no projeto Raízes do Saber em prol da conservação e sustentabilidade em áreas rurais afetadas pela falta de saneamento básico.

A destinação adequada da água “cinza” (água utilizada para lavar louça e roupa, dos chuveiros e torneiras) é o objetivo principal desta tecnologia. O processo de implantação é simples: 1) deve-se cavar um buraco de medidas específicas (1m de diâmetro por 1m de profundidade); 2) colocar madeira grossa no fundo e ir completando com madeira mais fina; 3) na “boca” do buraco coloca-se palha e, opcionalmente, terra; 4) fazer a ligação dos canos de água cinza até o buraco; 5) para completar o círculo e dar sentido ao nome, plantam-se mudas de folhas largas ao redor como a bananeira, mamão, abóbora e melancia, pois elas consomem muita água, puxadas do buraco.

Os materiais utilizados no círculo conseguem filtrar a água e as plantas a reutilizam. Dessa forma, o produtor ganha em qualidade de vida, com a prevenção de doenças transmitidas pela lama e também eliminando o mau cheiro, além de produção de alimentos.

Esta tecnologia social é uma alternativa simples, de baixíssimo custo, facilmente replicável e que beneficia meio ambiente e agricultor.

 

Por Camilla Bibiano (Estagiária)

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640