Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
20/04/2014

150 famílias serão beneficiadas com cisternas calçadão e de enxurrada

Foco é assistir agricultores na captação da água para produção de alimentos e animais

O Instituto Terra Viva (ITV), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), deu início às atividades que visam a construção de 150 cisternas calçadão e de enxurrada nos municípios de Major Izidoro e Minador do Negrão, em Alagoas. Na última semana, técnicos do ITV realizaram reuniões nas comunidades para apresentação do projeto e cadastro das famílias.

No primeiro encontro realizado nos povoados da Serra de Santo Antônio e do Sítio Salgadinho, ambos em Minador do Negrão, foram cadastrados mais de 30 agricultores. A equipe do ITV ainda fará uma pré-seleção durante visita in loco nas propriedades para avaliação do local e do perfil das famílias, que deve ser de baixa renda e, preferivelmente, ter a cisterna de primeira água (voltada para o consumo da família), já que as cisternas calçadão e de enxurrada são para segunda água, ou seja, para serem utilizadas na produção de alimentos e de animais.

A construção das cisternas será custeada com recursos da FBB, entretanto, a família beneficiada com o projeto deverá, em contrapartida, fornecer a alimentação do pedreiro e de dois ajudantes por seis dias, para isso, elas receberão os itens das refeições.

Além da implantação das cisternas, o projeto prevê cursos de capacitação de pedreiros, trabalhos educativos, intercâmbios em outros municípios e estados, além de incentivos para a produção rural. Ele deverá ser executado em seis meses, podendo, ao final, ser expandido para outras localidades.

O projeto faz parte dos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA. Em Major Izidoro serão construídas 100 cisternas, sendo 50 de calçadão e 50 de enxurrada. Já em Minador do Negrão, serão 25 de enxurrada e 25 de calçadão. Novos cadastros ainda poderão ser feitos na próxima semana. Quem tiver interesse deverá procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos respectivos municípios.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640