Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Segunda-feira, 15 de outubro de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
19/12/2017

Conhecendo a Mureta de Pedras

A tecnologia social que ganhou certificado pela FBB

A Mureta de Pedras é um dos projetos do Instituto Terraviva que está sendo posta em prática desde 2002 nos municípios do estado de Alagoas. Recentemente, a Mureta ganhou a certificação de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, que atua no país há 31 anos.

O objetivo da premiação é apresentar ao público projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades. Os requisitos para certificação da tecnologia eram: o tempo de atividade, as evidências de transformação social, a sistematização da tecnologia, a ponto de tornar-se possível sua reaplicação em outras comunidades, e o respeito aos valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

Ainda no embalo da conquista praticamente inédita (o estado só possui 2 certificados dessas tecnologias), vamos apresentar a mureta para quem não conhece o nosso feito.

A finalidade da tecnologia é o combate à desertificação, barrando a areia, que desce do morro nas chuvas, de chegar até a água. Portanto a tecnologia é aplicada em áreas de declive. A terra que a mureta segura, quando misturada com a água, se torna húmus, o que pode ser aproveitada depois para plantação de algumas culturas, viabilizando a agricultura familiar local e sustentável.  

A sua construção também segue o padrão ecológico de reuso, utilizando-se de pedras já existentes na propriedade.

A mureta obtém também benefícios para nascentes, por ela reter as fortes águas. Agora dá para manter todo o ecossistema em equilíbrio ao beneficiar o solo, a água, os animais, os seres humanos. A água que ia embora permanece para proporcionar esse desenvolvimento.

Dessa forma, a Mureta de Pedras é uma tecnologia social sustentável amplamente comprovada, pois move toda a comunidade local, envolve a sua replicablidade e se torna presente de forma simples para que a própria população consiga fazer funcionar e multiplicar entre cada cerca do semiárido e do agreste.   É objetivo de ser uma política pública, de ser recurso para conservação de bens tão preciosos.   

A tecnologia está presente no banco de tecnologia social da FBB, de fácil acesso por qualquer plataforma digital (site e aplicativo da fundação disponível em Android e IOS). As tecnologias podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. A categoria da Mureta de Pedras é a de “Água e/ou Meio Ambiente”.

O reconhecimento vai muito além de gratificação do trabalho do Instituto, vai pela diferença que conhecimentos como esse faz na vida de pessoas tão necessitadas da terra. O cordão umbilical não dá para ser cortado.

A mureta é qualidade de vida, é reutilização, é salvação de ecossistema. Pedra sobre pedra para transformação e inovação na conservação do meio ambiente.

 

Endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br

 

 

Por Camilla Bibiano (Estagiária) 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640