Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Domingo, 24 de junho de 2018.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
18/12/2017

Projeto Raízes do Saber: O que é?

O olhar de quem já viveu um passado para o futuro

Idoso é rico, é importante, é incluído. O Instituto TerraViva traz a público o Projeto Raízes do Saber, com o objetivo de inclusão da pessoa idosa que mora na zona rural de Alagoas, abragendo municípios do Agreste e Bacia Leiteira, no amplo universo digital, artístico e humanitário.

O projeto já começou a ser desenvolvido, as primeiras etapas estão em andamento. As vidas desses idosos rurais estão sendo transformadas por atitudes simples. A comunidade que eles fazem parte é essencial para essa mudança, o objetivo principal tem como consequência o fortalecimento da convivência entre eles.  

Dentro do universo deles e em suas próprias terras, temos os quintais agroflorestais, de cultivo próprio e de fácil manuseio da pessoa idosa. Facilidades como um canteiro elevado de altura ideal para o idoso estão sendo implementadas pelo projeto também. É necessário que o idoso participe das atividades agrícolas, e é por isso que os escolhidos para implantação dos quintais seguem essa linha.

Eles têm muito a nos ensinar, mas também tem muito o que aprender. A sua colocação no mundo digital, as interações nas redes sociais, a sua presença efetiva e de fato existente. Não é somente incluir na rede, é ensinar a fazer parte e lidar com esse mundo. É a propagação dos saberes tradicionais em plataformas não convencionais (para eles).

Capacitação é a chave para o sucesso, por meio das rodas de conversas entre técnicos e beneficiários é possível apresentar as práticas agroecológicas do Instituto.

É área de lazer, é renda extra para família, é consumo de alimentos da própria terra.

 

E muito mais ainda está por vir! O projeto está só começando e o ITViva está unindo forças para que no ano de 2018 ele obtenha ainda mais ganhos para a população idosa rural. 

 

 

Por Camilla Bibiano (Estagiária)

Fotografia: Amanda Moa 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2018 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640