Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
30/01/2017

PRONAF Agroecologia: Primeiros créditos liberados


Após vinte anos da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) foram realizadas as duas primeiras operações de crédito do programa, na linha PRONAF Agroecologia. Essa modalidade apresenta vantajosas taxas de juros de 2,5% ao ano, carência de dois anos para início do pagamento e prazos de até dez anos para liquidação. Foi instituída para estimular o processo de transição agroecológica e a produção orgânica. Reconhecendo ser esse o caminho certo para diminuir os excessos da agricultura dita moderna, com seus venenos e práticas que agridem a natureza. Entretanto, em Alagoas, depois desse longo tempo de vigência, nenhuma operação dessa linha, havia sido concretizada.

Milhares de contratos do PRONAF convencional foram e são elaborados, em série, pelas agências bancárias oficiais que até, então, não voltaram as atenções para o uso do viés agroecológico, no financiamento do PRONAF. Após anos de luta do Instituto TerraViva e de articulações com instituições parceiras, começa a ser rompida essa barreira, com o apoio importante do Banco o Nordeste, sobretudo, através da Agência de Batalha e as recomendações incisivas do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (CEDAFRA).

Há poucos dias, foram liberadas as duas primeiras propostas de crédito, elaboradas pelo ITViva, de Jaramataia, município atendido pela Agência Batalha do BNB e já se encontram em execução os investimentos previstos, principalmente, destinados a questão dos recursos hídricos.  Abrem-se, assim, as porteiras para que muitos outros agricultores e agricultoras familiares, que praticam a agroecologia ou desejam migrar do modelo convencional para uma transição orgânica, possam acessar a esses recursos e aumentar, significativamente, as áreas de cultivo orgânico em Alagoas.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640