Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
31/08/2016

ITViva treina técnicos para o Crédito Rural Agroecológico


Na quarta-feira passada o ITVviva realizou, em seu auditório, treinamento sobre crédito do  PRONAF, com ênfase nas linhas relacionadas à visão e missão do ITViva, a exemplo do Pronaf Agroecologia. Tendo Carlos Henrique, Gerente de Crédito do Banco do Nordeste de Batalha, como instrutor voluntário, foram apresentadas e discutidas normas e procedimentos adotados no desenvolvimento de projetos para obtenção de financiamentos, aos técnicos e coordenadores participantes.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência, entre os sistemas de crédito do País.

A agricultura familiar exerce papel fundamental na economia brasileira e em Alagoas representa cerca de 70% da mão de obra ocupada no meio rural. O segmento não compete, quantitativamente, com a agricultura patronal, em face da diferença nos modelos de produção utilizados, considerando o aporte de insumos químicos e da motomecanização na segunda e as peculiaridades do negócio familiar e suas limitações. Entretanto, é inegável sua contribuição socioambiental, no contexto agrícola, de forma ampla.

Para compensar esse desequilíbrio e prover de recursos financeiros acessíveis ao modelo familiar, foi instituída a linha de crédito Pronaf Agroecologia, além de outras com viés semelhante. Contudo, após anos de vigência, a citada linha não foi utilizada em Alagoas em nenhuma operação de crédito, privando o público potencial, que é muito significativo no Estado, de obter acesso aos recursos disponibilizados.

 

O ITViva se mobiliza e se capacita para vencer essa inércia dos agentes oficiais de crédito e permitir o acesso a esses recursos que significará um passo importante em seu crescimento.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640