Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
16/06/2015

Projeto do ITV recebe prêmio de reconhecimento das Nações Unidas

O evento para a entrega do prêmio acontecerá nesta quarta (17), em Caicó, no Rio Grande do Norte.

Ao nos aproximarmos do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca – 17 de Junho – nos deparamos com um marco importante para a história do Instituto TERRAVIVA: o reconhecimento do projeto “Muretas de pedras: tecnologia social de combate à desertificação” pelo Programa Dryland Champions da Convenção das Nações Unidas para o Combate a Desertificação – UNCCD em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O Programa Dryland Champions é destinado a homenagear as atividades das pessoas e/ou organizações e empresas que fazem uma contribuição prática ao Manejo Sustentável de Terras. Sob o lema "Eu sou parte da solução", a iniciativa do prêmio centra-se, em primeiro lugar, sobre as pessoas, o seu empenho e esforços para melhorar as condições de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e a seca.

As muretas de pedras, utilizando-se adaptações locais, é de baixa complexidade e plenamente aplicável pelos agricultores familiares, sem a presença de técnico especializado. Assim sendo, é facilmente replicada. As muretas de pedras produzem importantes resultados que, rapidamente, se convertem em benefícios diretos e indiretos para a unidade de produção familiar. O principal, entretanto, é livrar a área a ser cultivada da inconveniência da alta pedregosidade existente. Desta forma, a presença de pedras, até então um grave problema, se transforma em solução.

Para o coordenador do ITV, Ricardo Ramalho, o reconhecimento do projeto é fortalecedor para o incentivo de criação de projetos similares. “O reconhecimento desse projeto é muito gratificante para o ITV. Além de nos dar mais força para elaborar projetos similares, nos afirma que estamos no caminho certo, colhendo os bons resultados do que estamos plantando.”

 

O evento para a entrega do certificado acontecerá no próximo dia 17 de junho, em solenidade do Dia Mundial de Combate á Desertificação, em Caicó, no Rio Grande do Norte.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640