Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
20/09/2014

Cisternas calçadão e enxurrada são entregues em Major Izidoro e Minador do Negrão


O Instituto Terraviva (Itviva) realizou a entrega de várias cisternas nos municípios de Minador do Negrão e Major Izidoro. Foi um momento de muita emoção e confraternização para as comunidades beneficiadas.

 

Em Minador do Negrão a entrega simbólica foi em 19 de setembro, na propriedade de Helena Isaías e José Abílio da Silva, na Serra Santo Antônio. “Estou bem satisfeito com a minha cisterna calçadão porque já mudou muita coisa, estou trabalhando muito”, disse o agricultor. Antes ele plantava milho e feijão; agora está também cultivando hortaliças.

A solenidade foi prestigiada pela comunidade local, pelo coordenador do Itviva, Ricardo Ramalho, e pela prefeita Socorro Cardoso. Apesar de não ser um projeto político, Ramalho destacou a importância do apoio da prefeitura em algumas ações. “ A ONG sozinha teria dificuldades, mas as duas instituições juntas saem fortalecidas”, declarou, aproveitando a ocasião para divulgar um novo projeto do Instituto que começa a ser executado e vai beneficiar 100 famílias do município.

“É um momento histórico, porque o agricultor não vai mais sair para outra cidade para plantar. Ele vai ganhar o dinheiro na sua casa, no seu sítio”, disse a prefeita, que também ajudou a plantar uma muda de limoeiro e a preparar o pirão que foi servido na comemoração.

 A inauguração em Major Izidoro aconteceu em 20 de setembro, na residência de Maria Aparecida dos Santos França e Antonio de França Souza, também com a presença de lideranças políticas e comunitárias.

Para o casal de agricultores que viu seus animais morrerem em tempos de estiagem, a cisterna calçadão é uma promessa de fartura. “Vai transformar nossa vida porque usávamos a água com muita limitação. Agora podemos expandir”, afirma Maria Aparecida.   

“A água, numa região como a nossa, vale ouro e esse projeto é grandioso. Enquanto gestora pública, o que vier para o município para benefício da população, terá nosso apoio”, discursou a prefeita Santana Mariano Campos diante do anúncio feito por Ramalho de um novo projeto que também será executado em Major Izidoro.

A implementação de cisternas calçadão e enxurrada faz parte dos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Em Major Izidoro serão entregues, no total, 100 cisternas, sendo 50 de calçadão e 50 de enxurrada. Já em Minador do Negrão, serão 25 de enxurrada e 25 de calçadão.

 

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640