Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
08/09/2014

Cisternas: inclusão produtiva para famílias do Agreste

571 famílias foram contempladas com as tecnologias sociais

Mais de 500 famílias de Arapiraca, Coité do Noia e Lagoa da Canoa estão sendo beneficiadas com cisternas calçadão, barragem subterrânea e tanque de pedra. Instrumento de libertação, símbolo de riqueza e potencialidades, essas tecnologias sociais estão melhorando a qualidade de vida no Agreste, sendo um alicerce para o desenvolvimento da agricultura familiar. No próximo dia 11, o Instituto Terraviva (Itviva) vai realizar a solenidade de entrega de cisternas no Sítio Lagoa D’Água, em Arapiraca, onde muitas famílias já estão sendo beneficiadas com a captação, armazenamento e manejo sustentável da água.

Em 29 de agosto, a inauguração das cisternas foi no Sítio Curinga, em Coité do Noia, na propriedade da agricultora Maria José da Silva. Mãe de oito filhos, ela comemora o fim dos dias de seca. “Era muito difícil. Tinha que subir e descer ladeira carregando água. Tinha vez que passava dias sem tomar banho. Não havia essa riqueza toda. Agora só espero coisa boa e barriga cheia”, diz.

“Se fosse apenas construir cisterna, contrataria-se uma construtora. Mas não é só isso. É a capacitação. Não estamos apenas dando o peixe. Estamos dando a vara, a isca, o anzol e ensinando a pescar. A partir daí, as famílias passam a caminhar com as próprias pernas”, explica Ricardo Ramalho, coordenador do Itviva.   

Da mobilização e construção, passando pelas capacitações, que valoriza e fortalece o saber das comunidades, a cisterna é um verdadeiro instrumento de fortalecimento da agricultura familiar. Nos três municípios do Agreste, 571 famílias foram contempladas com as tecnologias sociais. 

 

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640