Instituto Terra Viva
Acesso ao Webmail
Instituto Terra Viva


Instituto Terra Viva


Maceió - AL, Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.   

Visite-nos no Facebook Instituto Terra Viva (Notícias)
Notícias
01/08/2014

Projeto Ecoxocó assiste 300 indígenas em SE

90 famílias da Aldeia Xokó/Ilha de São Pedro foram beneficiadas

O Instituto TerraViva rompeu fronteiras e transformou a realidade de 300 índios da Aldeia Xokó/Ilha de São Pedro, no município sertanejo de Porto da Folha, em Sergipe. Tendo como proposta  o etnodesenvolvimento da comunidade indígena por meio de princípios e práticas agroecológicas, o Projeto Ecoxocó foi executado por 18 meses  e trouxe muitos benefícios para as 90 famílias contempladas.

Durante a execução das atividades, os indígenas participaram de eventos de capacitação em agroflorestação. Este modelo de trabalhar a terra é a combinação de culturas agrícolas com plantas nativas para produzir, de forma equilibrada, alimentos e outros produtos.

As ações do projeto também incluíram a identificação de espécies nativas e coleta de sementes; plantio de mudas; fortalecimento das atividades tradicionais, culturais e religiosas; e implantação de unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), onde estão sendo cultivados cerca de 13 culturas entre hortaliças, forragens e fruteiras, além da criação de galinhas.

“As famílias assimilaram bem a proposta e fizeram a transição da monocultura para a cultura diversificada. Também foi realizado um intercâmbio em Triunfo (PE), onde eles puderam ver na prática as vantagens da agroecologia”, explicou o técnico Van Giap Ramalho.

O projeto foi financiado pelo Ministério do Meio Ambientecom apoio do Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (Gati).

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Instituto Terra Viva
©2017 - Instituto Terra Viva - Todos os Direitos Reservados
R. Comendador Calaça, 1209 - POÇO
MACEIÓ - AL 57.025-640